Sorocaps Indústria Farmacêutica softgel-Blog Softgel: cápsula gelatinosa com elaborada fórmula

Softgel: cápsula gelatinosa com elaborada fórmula

Composição garante diversas vantagens 

Conhecida como cápsula de gelatina mole, a softgel é sólida e envolve um centro líquido ou semissólido, tendo em sua composição uma combinação de gelatina, água e um plastificante, como a glicerina ou o sorbitol, que possibilita conter ingredientes opcionais como sabores e corantes.

Feitas em tamanhos e cores diferentes, a composição da cápsula softgel pode conter gelatina de origem bovina ou suína. Recentemente surgiu no mercado internacional a base de amido e carragena, uma substância suave e transparente que se assemelha à gelatina, de sabor e cor neutros, de fácil digestão e de origem vegetal, sendo, inclusive, uma alternativa para vegetarianos e veganos.

Além dos benefícios de cada vitamina contida nessas cápsulas de gelatina mole, elas também atuam com precisão na dosagem, são invioláveis, possuem excelente biodisponibilidade para entrega do ativo em solução ou outro meio, aumentando a absorção.

Nessa sequência de vantagens também é importante destacar a biodisponibilidade aumentada para drogas poucos solúveis e extratos vegetais padronizados, uniformidade de conteúdo, fácil de engolir e sem gosto, ampla variedade de cores, formas e tamanho, possibilidade de proteção dos ativos fotossensíveis e acomodação de uma ampla variedade de compostos preenchidos como um semissólido, líquido, gel ou pasta.

A tecnologia usada na composição da cápsula softgel melhora a estabilidade de extratos vegetais padronizados, vitaminas, minerais, sendo também microbiologicamente estável, com máscara de sabores e aparência moderna e natural.

Para a excelência necessária na produção das cápsulas softgel é necessário equipamento especial de fabricação e a preocupação de estabilidade com compostos altamente solúveis em água e compostos suscetíveis à hidrólise.

Existem três tipos principais de materiais de preenchimento interno das cápsulas softgel. Dentre eles, os líquidos oleosos, que são substâncias puras, a solução, que consta de ativo dissolvido em um transportador polietileno glicóis ou outro solvente. Também tem o ativo suspenso, que é disperso em um transportador como o óleo de soja, lecitina como lubrificante e cera de abelha como agente suspensor.

ENCAPSULAÇÃO

Mas você deve estar se perguntando como os nutracêuticos são colocados nas cápsulas softgel. Tudo é feito em um processo de matriz rotativa, na qual duas fitas de gelatina são alimentadas continuamente a um conjunto de matriz rotativa e simultaneamente formadas nas duas metades de uma cápsula. As fitas convergem adjacentes a um injetor de preenchimento.

Esse injetor de enchimento é acionado por uma bomba que mede e distribui o volume apropriado de material de enchimento nas cápsulas. Essas cápsulas cheias são seladas à medida que o conjunto de matrizes roda. Esse processo permite a uniformidade de preenchimento preciso. O peso de enchimento pode variar entre 100 e 1500 mg.

Durante o processo, devem ser monitorados e controlados a temperatura da gelatina, espessura da filme e peso do enchimento. Após o encapsulamento, as cápsulas são submetidas à secagem em um túnel de secagem rotativo com temperatura e umidade controlada.

A secagem é dinâmica e tem como objetivo fazer com que a casca da gelatina retorne ao seu teor de umidade e equilíbrio e ainda podem conter até 10% de água após a secagem.

ACABAMENTO

Após realizado o processo de secagem, as softgel são classificadas (dimensionadas) e inspecionadas quanto à sua qualidade. Na sequência são embaladas em recipientes adequados, tipicamente sacos de polietileno de baixa densidade, frascos de polietileno de alta densidade ou blisters. As condições de armazenamento recomendadas para as cápsulas softgel incluem uma faixa de temperatura e umidade relativa não superior 30ºC e 50%. Quando armazenadas nestas condições é garantida a estabilidade da cápsula.

Fontes:

Aline Araújo dos Santos – farmacêutica bioquímica responsável técnica da Empresa Sorocaps

Contato: aline@@sorocaps.com.br

David Leandro Santos da Silva – farmacêutico bioquímico e consultor da Sorocaps

Contato: david@sorocaps.com.br

2 comentários em “Softgel: cápsula gelatinosa com elaborada fórmula”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *